Educação Socioemocional, para quê?

Educação Socioemocional

Eu poderia listar muitos motivos para mostra-lhes a importância de levarmos a Educação Socioemocional para dentro das escolas.

Mas se pararmos pra pensar, muitos deles são óbvios e não precisam ser listados, afinal, nós adultos, sentimos o impacto dessa ausência no nosso dia a dia e nossas relações.

Mas ainda assim, se faz necessário promover a consciência dos pais, adultos e educadores que estão caminhando com nossas crianças.

Segundo informações do livro “Permissão para sentir”, uma pesquisa mostrou, que crianças que conseguem rotular com precisão os seus sentimentos, desfrutam de interações sociais mais positivas do que aquelas que não conseguem, e estas ultimas, apresentam mais problemas de aprendizagem e de comportamento.

Se eu finalizasse esse texto aqui, esse único motivo listado, já seria suficiente para convencer qualquer gestor educacional de inserir o desenvolvimento dessas competências em sua escola.

Ainda assim, nesse item, só citei a questão do impacto que a nomeação correta das emoções pode oferecer.

Mas, vale lembrar que Educação Socioemocional não é só sobre falar das suas emoções.

São diversas habilidades que devem ser desenvolvidas, para que tenhamos uma formação completa da criança. Uma formação que olha para ela como um ser humano, e não somente um estudante.

O nosso estado emocional é o centro de tudo. É um dos aspectos mais importantes da nossa vida. Ele governa todo o resto. A sua influência é incisiva.

Então o que mais falta para que tenhamos essa consciência? Quantas provas vivas (que somos enquanto adultos que não tivemos essa educação) serão necessárias pra entendermos que uma educação completa é primordial para uma vida plena e feliz?

Olhem para sua sala de aula, e reflita:

Com que clareza as crianças pensam quando se sentem cansadas, entediadas ou estressadas?

Será que conseguem absorver bem novas informações quando estão ansiosas?

Os maiores, levam seus estudos a sério?

Sentem-se inclinados a expressar sua curiosidade e buscar o aprendizado?

Observem, reflitam e tomem uma ação adequada quanto a isso.

É o nosso papel. Nosso papel de Educador.