A importância da Educação Socioemocional

Educação Socioemocional
A importância da Educação Socioemocional

A necessidade de um olhar mais afetivo para nossas crianças, já vem sendo pauta nas escolas há muito tempo atrás.

Porém, só em 2020, a BNCC tornou obrigatória a Educação Socioemocional em sala de aula, buscando humanizar as relações, e desenvolver as habilidades de nossos alunos.

Falar numa formação integral, não pode significar apenas o desenvolvimento de habilidade cognitivas. Estamos diante da oportunidade de desenvolver habilidades emocionais dentro da escola.

A abertura ao novo, a amabilidade, a autogestão, a resiliência emocional e o engajamento com os outros, são exemplos de Competências Socioemocionais, que podemos trabalhar na escola, tornando consequentemente a aprendizagem cognitiva, mais significativa.

Uma vez que inserimos a afetividade nesse processo de ensino aprendizagem, nos conectamos com as crianças, e facilitamos a compreensão dos saberes. É possível fazer com que o aluno se sinta parte do processo de ensino, e perceba o vínculo que estamos criando com a turma.

A comunicação é uma grande chave para o Ensino Socioemocional. Proporcionar o diálogo, a partilha e a escuta é fundamental para criar esse ambiente seguro do qual as crianças necessitam para um desenvolvimento integral.

A afetividade é o caminho mais curto (e eficaz) para chegarmos ao coração das nossas crianças! Vamos por esse atalho?

 

Professora Juliana Cristina.

Educação Socioemocional.