Dicas para um retorno Emocionalmente Seguro

Educação Socioemocional
Dicas para um retorno Emocionalmente Seguro

A retomada das aulas presenciais, traz consigo incertezas, insegurança, mas também muito alivio para nós enquanto educadores, em poder rever cada rostinho pessoalmente.

Poder olhar esses olhinhos, e saber como realmente estão se sentindo, é nossa premissa nesse retorno.

Para que possamos alinhar todas as necessidades e particularidades, é importante termos em mente que estamos fazendo nosso melhor, tomando os cuidados necessários, e nos preparando todos os dias para nossos encontros.

 

As dicas que posso dar hoje, são:

– Tenhamos otimismo em enxergar o lado positivo de todas as situações. Vamos confiar no processo. Estamos todos juntos para o bem maior que são as crianças.

– Essa postura será usada como modelo para nossos filhos e alunos, que nos olharão e sentirão um porto seguro. Afinal somos os comandantes do barco onde eles navegam. Então, que possamos assumir essa função.

– Vamos nos olhar nos olhos. Ativar a nossa escuta. Ouvir mais para compreender do que para responder apenas. É muito importante que eles sintam que são ouvidos, que podem falar e que seus sentimentos tem valor. É de uma atmosfera segura e confiante que nossos estudantes precisam nesse momento.

– Tudo bem sentir medo, e ficar inseguro. Uma conversa, um primeiro dia, um olhar carinhoso e palavras ditas especialmente para eles, ajudam a mandar o medo embora, e trazê-los mais para perto de nós.

– Estamos num momento onde se faz necessário o encantamento das crianças pela escola. E nós educadores temos esse papel. Fazer essa readaptação acontecer de maneira leve e natural. Através de práticas ao ar livre, atividades em grupo, conversas acolhedoras onde eles possam compartilhar seus sonhos por exemplo;

– E por fim, acreditem e confiem na Instituição Escolar onde estão inseridos. E mais, acreditem e confiem no seu dom de educador. Para cada semente de afeto que plantamos nos corações dos nossos alunos, mais conexões conseguimos fazer, tornando toda a aprendizagem mais eficaz e significativa.

Para um retorno emocionalmente seguro, a maior dica é: Flexibilidade e Felicidade. Nos conteúdos, nas falas e no comportamento. Esses aspectos hoje são de suma importância, para atravessarmos esse caminho, juntos.

Professora Juliana Cristina

Educação Socioemocional.